Os benefícios da Drenagem Linfática Manual

IMAGEM DREN LINF

O sistema linfático é essencial para o processo de desintoxicação do organismo e exerce um papel importantíssimo na capacidade de regeneração e nutrição dos tecidos, na filtragem e eliminação dos resíduos metabólicos e na manutenção da saúde do sistema imunológico.

Quando o sistema linfático se torna lento ou deficitário os resíduos do metabolismo podem ficar aprisionados nas células enfraquecendo o sistema imunológico e causando um impacto severo na saúde da pele. Nesse caso o fluxo linfático pode ser estimulado e restabelecido. Osprofissionais bem preparados para o serviço de Estética podem usar técnicas de movimentação dos fluídos corporais para o benefício de clientes que manifestam rosácea, acne, inchaço, celulites, pele flácida bem como dos que apresentam inflamações ou hematomas pós cirúrgicos.

O SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é diretamente associado com os linfonodos localizados principalmente nas regiões da garganta, axilas e virilhas.

Quando o organismo está combatendo alguma doença os linfonodos podem apresentar inchaço e ficarem doloridos. Além dos linfonodos, uma rede extensa de órgãos, gânglios, dutos e vasos constituem o sistema linfático e que são os elementos responsáveis por produzir e conduzir a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea.

A linfa é um fluído corporal claro e amarelado que contém uma grande quantidade de células brancas e que são o principal componente do sistema imunológico do organismo. Os linfonodos são estruturas macias e pequenas que ficam agrupadas em várias partes estratégicas do corpo. Eles filtram o fluído linfático, produzem as células do sistema imune para auxiliar o organismo no combate às infecções e livrar o corpo de bactérias, corpos estranhos e outras células perigosas para o organismo.

Quando uma infecção viral ou bacteriana é identificada no fluído linfático, os linfonodos passam a produzir mais células brancas para eliminá-la. Éesse esforço que causa o inchaço dos linfonodos. Outra função importante dos linfonodos é purificar o organismo ajudando-o a livrar-se dos resíduos metabólicos que são coletados do tecido celular pela linfa. Como a linfa não faz parte do sistema vascular ela não conta com o benefício de uma bomba como o coração para mantê-la circulando pelo corpo.

A circulação linfática deve ser estimulada através de movimentos queevitem que ela se torne lenta ou que a faça circular, caso esteja estagnada. Pessoas que possuem queixas de inchaço da pele, rosácea, acne ou inflamações podem manter a circulação linfática com exercícios físicos, massagens regulares, ingestão adequada de água e, principalmente, através da Drenagem Linfática Manual que é uma técnica que pode ser feita tanto no corpo quanto na face apenas por profissionais devidamente capacitados.

NA CLÍNICA DE ESTÉTICA

Quando o sistema linfático está congestionado é muito mais difícil para o organismo ativar os seus mecanismos de autopurificação e os efeitos disso são claramente visíveis na pele.

Profissionais de Estética bem preparados podem oferecer um importante suporte para o estímulo e restabelecimento do fluxo linfático através da Drenagem Linfática Manual e de outros tratamentos que estimulam o aumento da circulação, como um todo. O estímulo do fluxo linfático é uma técnica precisa de movimentação da pele que deve ocorrer apenas no nível da sua superfície. Ela nunca deve envolver qualquer movimentação de tecidos das camadas inferiores da pele. Por isso somente uma aplicação adequada da técnica estimula a movimentação eficiente da linfa. Do contrário os efeitos desejados podem não ocorrer, ou ainda, a condição congestiva da rede linfática pode ser piorada.

O emprego correto da técnica exige bastante paciência do profissional, além de bom preparo e conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema linfático. É uma técnica que exige movimentos cuidadosos e muito precisos que os profissionais levam muito tempo para dominar. Sessões de Drenagem Linfática Corporal devem ser abrangentes e para se obter o restabelecimento adequado do fluxo linfático em todo o sistema com resultados duradouros e com eficácia são necessárias sessões de no mínimo 90 a 120 minutos.

A técnica de estimulação manual do fluxo linfático pode ser usada em todo o corpo e também, em conjunto com outros tratamentos, contra acne, rosácea, celulites e nas condições pós cirúrgicas ajudando na recuperação, na redução da inflamação e no restabelecimento da saúde da pele.

NOS ESTADOS INFLAMATÓRIOS

Nos tratamentos contra a celulite a drenagem linfática para o estímulo do fluxo da linfa é bastante importante porque é um estado inflamatório que se manifesta congestionando tanto a rede linfática quanto o sistema circulatório.

A estimulação do fluxo linfático promove a captação e evacuação dos líquidos estagnados reduzindo o inchaço e as dores, além de aumentar a maleabilidade dos tecidos e melhorar o aspecto geral da pele. O restabelecimento da circulação sanguínea e do fluxo linfático também melhoram o tônus e a elasticidade da pele reduzindo a probabilidade de formação de fibroses nos tecidos devido ao aumento da capacidade de eliminação de resíduos metabólicos e da melhora do transporte de microestruturas que fazem a pele retomar seu aspecto saudável. Nos casos de inchaço em torno dos olhos ou hematomas pós cirúrgicos a drenagem linfática também ajuda de forma importante na redução dos edemas descongestionando os vasos e abrindo passagem para a normalização do fluxo dos fluídos estacionados.

Embora possa ser associada a outras técnicas e recursos na maioria dos acometimentos faciais a Drenagem Linfática é a técnica de escolha nos tratamentos pós cirúrgicos.

NOS TRATAMENTOS CONTRA ACNE E ROSACEA

Nas pessoas acometidas pela acne a técnica de estímulo do fluxo linfático pode ser usado como um recurso adjuvante no processo de recuperação pela redução da inflamação e do inchaço. O alívio da pressão causada pelas lesões da acne é um aspecto muito importante na sua recuperação uma vez que o restabelecimento do fluxo linfático promove meios para a eliminação das toxinas. Na rosácea o objetivo é prover ao cliente um meio de combate antibacteriano e ajudar a reduzir a inflamação subcutânea com a estimulação do fluxo linfático.

Nos dois casos a técnica é aplicada no final do tratamento para evitar que os outros procedimentos prejudiquem o fluxo da linfa. Na maioria dos casos essa conduta atinge seus objetivos com maior eficácia por que condições favoráveis são estabelecidas para que os tecidos continuem drenando a linfa naturalmente por horas ou dias após o tratamento.

<< Voltar

Agende sua Avaliação Grátis

Preencha corretamente
seus dados

Uma confirmação será
enviada para seu e-mail

Entraremos em contato
para confirmação