Atenção, Sedentários!

Antes de calçar o tênis é preciso alguns cuidados.

Todo ano, a cena se repete: à medida que os dias se tornam mais quentes ruas e academias ficam lotadas de atletas. Fazer exercícios é uma ótima ideia, mas é fundamental começar devagar e procurar orientação profissional para evitar prejuízos à saúde.

A proximidade do verão é um estímulo a mais para iniciarmos um programa de exercícios. Mas não bastam entusiasmo e perseverança para chegar à boa forma: é indispensável preparar-se adequadamente. Dentre os cuidados, o Dr. Marcos Brazão, Cardiologista e especialista em Medicina do esporte, recomenda uma avaliação clinica, eletrocardiograma de repouso e outros exames, a critério do médico.

Para homens acima de 35 anos e mulheres com mais de 45 deve-se acrescentar o teste ergométrico (teste de esforço em esteira rolante).Ao indicar um tipo de atividade, o especialista diz que é preciso respeitar a preferência de cada um.” Não adianta recomendar natação para quem detesta nada. Do ponto de vista prático, a caminhada é uma ótima opção. O jogging , a natação e o ciclismo, essencialmente aeróbicos, são também excelentes exercícios”, diz.

A educadora da escola de Educação Física e Esporte da USP, Teresa Bartholomeu, lembra que é necessário respeitar os limites impostos pelo médico e estabelecer um programa de exercícios adequados aos objetivos e à saúde do aluno.

“Se existe uma limitação articular, um exercício inadequado pode lesionar ainda mais aquela articulação. Um problema cardíaco não diagnosticado pode acarretar infarto ou parada cardíaca”, ressalta.

A sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda 30 a 40 minutos de atividades aeróbicas, diariamente, as mais indicadas para a saúde cardiovascular. Exercícios de sobrecarga muscular (musculação) e de flexibilidade são mais importantes a partir dos 40 anos e devem ser realizados, duas a três vezes por semana.

O grande perigo é o atleta de fim de semana, como explica o médico: Sedentário a semana inteira, no sábado ele quer compensar com exercícios vigorosos e repetidos. Os riscos maiores são para o aparelho locomotor (músculos, articulações e ossos) e o cardiovascular. São comuns fraturas, luxações e lesões musculares porque essas estruturas não estão preparadas para os exercícios. Para o aparelho cardiovascular(coração e vasos) as maiores complicações são o infarto agudo do miocárdio, arritmias do coração e morte súbita”, alerta.

 

Idosos também devem se exercitar

O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em dias alternados. “Esse tempo pode ser dividido, por exemplo, em dois períodos de 15 minutos, ou três de 10 minutos. A intensidade recomendada é de leve e moderada Os exercícios de resistência muscular localizada devem ser realizados em uma série de 12 repetições cada, com carga leve, que provoque certo cansaço, mas não chegue á exaustão”, esclarece Teresa Bartolomeu.

Para pessoas com excesso de peso ou obesas, o Dr. Marcos Brazão recomenda iniciar com atividades na água ( natação ou hidroginástica ), que evitam sobrecarga das articulações e músculos e previnem tendinites, dores articulares e nos ligamentos.

No caso desses alunos, os exercícios aeróbicos devem ser feitos cinco vezes por semana e ter maior duração. Mas não é preciso começar com essa carga. O aluno pode aumentar gradualmente a intensidade. O treino deve terminar com exercícios de resistência muscular localizada de baixa sobrecarga, para auxiliar na manutenção da massa magra e proteger as articulações. Para uma melhor prescrição e avaliação da capacidade física ,recomenda-se que esse aluno faça o teste ergométrico máximo, no qual ele é exigido até a exaustão”, explica Teresa Bartholomeu.

Portadores de doença cardíaca mais séria devem procurar um serviço de reabilitação especializado, onde podem ser bem orientados. É importante saber que os cardiopatas também podem realizar exercícios de resistência muscular localizada de baixa intensidade.

Em relação aos idosos, há algumas recomendações especiais, por exemplo, quanto à hidratação: eles devem ser orientados a repor os líquidos de forma adequada, principalmente em dias mais quentes, porque apresentam mais chance de se desidratarem. Sobretudo com aqueles que tomam determinados medicamentos para controle da pressão arterial é preciso atenção. Para os que têm problemas de visão crepuscular (no final da tarde) o ideal é exercitar-se pela manhã, evitando o risco de quedas e acidentes.

Teresa Bartholomeu diz que é necessário levar em consideração também as alterações específicas relacionadas à idade, como perda de massa muscular, redução da força, do equilíbrio e da coordenação motora. “A prática de exercícios físicos deve ter como objetivo minimizar essas perdas e permitir que os idosos tenham mais qualidade de vida e mantenham sua independência no dia a dia. São indicadas atividades aeróbicas e exercícios para melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, a resistência e a força muscular”, aconselha.

 

Benefícios são inúmeros

“A prática de exercícios após os 60 anos ajuda a diminuir a perda de massa óssea, característica da osteoporose, e retarda o aparecimento de doenças como Alzheimer e Parkinson”, afirma o Dr. Marcos Brazão. O especialista lembra, ainda, que o sedentarismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Estudos demonstram que mulheres sedentárias têm maior predisposição ao aparecimento de câncer de endométrio e mama. ”também tem sido provado o câncer de cólon, próstata e pâncreas apresenta maior incidência nos fisicamente inativos”. Observa o especialista.

Fazer exercícios é igualmente importante para prevenção e o tratamento de doenças como o diabetes.

Motivos não faltam para nos exercitarmos. Além de todos esses benefícios, a atividade física regular melhora o humor e a autoestima, devido à produção de serotonina, ajuda a relaxar e a lidar melhor com o estresse do dia a dia. Pode ser melhor?

 

Dicas para se exercitar:

  • Evite os horários de sol a pino (10h às 16h).
  • Escolha roupas leves de algodão ou tecido próprio, que deixam passar a transpiração.
  • O tênis deve ser confortável e oferecer bom amortecimento para não sobrecarregar  os joelhos.
  • Comece devagar e aumente o tempo e a intensidade das atividades aos poucos.
  • Ao fazer exercícios com pesos para os braços ou pernas, mantenha o abdômen contraído para proteger a coluna. Se estiver sentado, certifique-se de que as costas estão eretas e apoiadas no encosto do aparelho.
  • Ao fazer abdominais no chão, procure relaxar o pescoço e os ombros.
  • Se sentir dor, pare o exercício e consulte o professor.
  • Beba água antes, durante e após o treino.

 

 

Revista Les Nouvelles Esthétiques

Edição n°:123

Ano: XXI

<< Voltar

Agende sua Avaliação Grátis

Preencha corretamente
seus dados

Uma confirmação será
enviada para seu e-mail

Entraremos em contato
para confirmação