Manchas
As manchas são áreas com diferenças de coloração quando se compara a pele saudável com a região lesionada. Essa diferença de cor ocorre por lesões nos melanócitos (células que produzem melanina, substância que pigmenta a nossa pele), os quais podem se tornar hiperativos ou hipoativos, dependendo do agente causador da lesão.
Quando o melanócito é hiperativado há uma produção excessiva de melanina e, com isso forma-se uma lesão hipercrômica (mais escura do que a pele saudável). Quando essa célula torna-se hipoativa ocorre o contrário: pouca melanina é produzida e, com isso, a região fica mais clara do que o seu entorno, sendo chamada de área hipocrômica.
A exposição excessiva ao sol sem o uso adequado de protetor solar é a principal causa da formação de manchas. No entanto, fatores hormonais, envelhecimento, contato com agentes químicos e doenças de pele também são agentes causadores de manchas.
Os tratamentos estéticos para manchas consistem em acelerar e aprofundar o processo natural de descamação epidérmica, a fim de remover os melanócitos lesionados para que o organismo o substitua por células saudáveis.
TRATAMENTOS PROPOSTOS:
<< Voltar