Como escolher o melhor protetor solar para cada tipo de pele

No mês de fevereiro nossa especialista Aline Cristofoletti levou ao público através da mídia dicas valiosas e importantes sobre como proteger adequadamente sua pele contra a radiação solar mostrando a importância do uso, da escolha , da forma correta de utilização dos filtros solares, apontando também alterações necessárias nos seus hábitos cotidianos para prevenir sua pele contra o envelhecimento precoce e acometimentos até mais severos.

Se você não teve a oportunidade ainda, leia abaixo e aproveite esse excelente trabalho de utilidade pública realizado pela New Peel. Boa Leitura!

 

Aline Cristofoletti*

Já tornou-se senso comum que o protetor solar deve ser usado diariamente, independente da estação do ano, temperatura ou sensação térmica, já que os raios UVA prejudicam nossa pele o ano todo, mesmo se o tempo estiver nublado.

No entanto, devido à rotina corrida ou até mesmo descuido e esquecimento, verificamos que muitas pessoas não têm o hábito de utilizar protetor solar com a periodicidade necessária.

A falta desse hábito tão simples ocasiona envelhecimento precoce, alergias, manchas no corpo e no rosto e pode até resultar em um câncer de pele.

Mas não basta decidir usar o protetor solar. Precisamos também saber alguns itens básicos, mas que geram muitas dúvidas, dentre eles: como escolher um bom protetor solar? O que é preciso levar em consideração na hora da compra? Qual a melhor maneira de combinar o filtro solar com a maquiagem?

Vamos agora a essa e outras questões:

Fator de Proteção Solar (FPS)

A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um protetor solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem o protetor. Se for usado um protetor com FPS 30, levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha e assim por diante.

Como fazer uma boa escolha?

Se o filtro solar que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, você pode não estar usando-o de forma adequada ou o FPS está baixo para você.

Segundo a Anvisa, o fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o protetor generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, em condições especiais, recomenda-se dar uma margem de segurança, usando sempre um protetor solar com FPS igual ou maior que 30.

Também é preciso lembrar que pessoas com pele mais clara devem investir em um protetor solar com maior FPS, já que precisam de maior proteção contra o sol. Em peles morenas, o FPS pode ser menor, pois a pessoa possui mais pigmento melanina, que é um protetor natural da pele.

Reaplicação

Em sua rotina, reaplique o produto pelo menos uma vez ao dia, de preferência na hora do almoço. Quando estiver na praia ou piscina é necessário reaplica-lo a cada duas horas ou após se molhar.

Proteção para os lábios

O uso de batons hidratantes e com filtro solar são bem indicados, porque a pele dos lábios é bastante sensível e sofre com a exposição solar excessiva.

Produtos Oil free X produtos Oil control

Outro ponto importante a se observar é o tipo de pele da pessoa. Quem tem pele mista ou oleosa deve sempre procurar por produtos com fórmula específica para não aumentar a oleosidade da pele. Entre as fórmulas existentes atualmente encontramos as seguintes categorias: oil free e oil control.

Oil free é aquele produto que tem pouco ou nenhum óleo em sua composição. A ideia é que ele não deixe a pele brilhante ou com aspecto oleoso ao ser passado.

O oil control, por sua vez, contém partículas que absorvem a oleosidade que a pele produz naturalmente ao longo do dia e ainda garante o acabamento matte (sem brilho). Além da fórmula adequada, esse tipo de produto ainda oferece cuidados mais específicos.

Filtro Solar + Maquiagem

Nenhum produto com FPS substitui o protetor solar. Eles precisam ser usados juntos para que a proteção seja mais eficaz.

O hidratante deve ser o primeiro produto aplicado na pele e, após 10 minutos, o protetor com FPS.

O protetor com textura em gel é ideal para peles mais oleosas e em creme ou loção fluida para peles mais ressecadas e envelhecidas. Sérums e outros produtos anti-idade também devem ficar embaixo do protetor.

Base e pó com ou sem FPS podem ser passados logo em seguida do protetor solar.

O BB cream é interessante para pessoas que têm resistência ao uso de produtos e falta de tempo, pois contam com três funções: hidratam, protegem e dão cobertura. Não é o ideal, mas pode ser uma solução.

Outro item prático é o protetor com cor, que tem cobertura mais eficaz que o BB cream e é uma boa opção para reaplicar durante o dia.

Se você trabalha na rua, deve passar o protetor a cada duas. O certo é lavar o rosto, reaplicar o hidratante e depois colocar o filtro novamente, mas se não tiver como, recomendo reaplicar o filtro mesmo sem lavar, por cima da maquiagem.

*Aline Cristofoletti, que possui MBA em Cosmetologia Aplicada à Estética, é a esteticista responsável pela New Peel Estética e Saúde, localizada à Rua XV de Novembro, 3077, Centro. 

 

<< Voltar

Agende sua Avaliação Grátis

Preencha corretamente
seus dados

Uma confirmação será
enviada para seu e-mail

Entraremos em contato
para confirmação