O Poder das Mãos

UTILIZANDO APENAS MASSAGEM COM ÓLEOS OU CREMES ADEQUADOS, O PROFISSIONAL PODE ESTIMULAR A CIRCULAÇÃO DE RETORNO, AJUDANDO A DRENAR OS LÍQUIDOS, PROMOVER A QUEIMA DE GORDURA E SUAVIZAR A SUPERFÍCIE DA PELE.

 

ÓLEOS ESSENCIAIS

Uma das terapias mais antigas nos cuidados com o corpo, a massagem manual traz vários benefícios para o organismo. É recomendada, Também, quando a cliente não tolera os aparelhos sendo, ainda, uma opção para profissionais que ainda não dispõem de equipamentos.

A esteticista Vânia Lima diz que a tecnologia tem seu valor e suas indicações, mas as mãos ainda são insubstituíveis, “Dotadas de enervações sensitivas, elas podem manipular o corpo e estimula-lo de diversas formas. Bem utilizadas, são capazes de trabalhar de forma efetiva, ainda que suave. Em pacientes com celulite, como o tecido está doente e a circulação local é deficiente, assim como a eliminação de toxinas, uma manipulação muito intensa pode lesionar os vasos que levam sangue e oxigênio para as estruturas locais”, Assinala.

A especialista indica um protocolo com óleos essenciais, mas lembra, que eles devem ser diluídos em um creme ou óleo carregador.” É importante, também, que sejam de boa qualidade, puros, e não em forma de essência”, observa.

Ao elaborar a mistura, o profissional deve levar em consideração o estado mental e emocional da cliente, uma vez que alguns óleos são estimulantes, como o alecrim, enquanto outros acalmam. Nesta categoria está a lavanda. “Ela deve sentir e aprovar o aroma escolhido. O perfume vai para o sistema límbico e interfere na produção de alguns hormônios, por isso, é preciso empatia. Se não gostar dele, a cliente vai rejeitá-lo e o tratamento não terá resultados”, explica Vânia Lima.

As moléculas dos óleos essenciais são muito pequenas e têm grande penetrabilidade, sendo encaminhadas às correntes sanguínea e linfática. A massagem, sempre em deslizamento suave, aquece o tecido e abre os poros, facilitando a absorção.

“O óleo de mirra, um dos mais antigos que existem, utilizando para unir os pés de Jesus, é recomendado para pessoas que sentam deprimidas ou desestimuladas, pois ajuda a transpor a dor, tanto física como espiritual”, observa.

 

ASSOCIAÇÃO DE ATIVOS AUMENTA A EFICÁCIA

A Esteticista Vanessa Azevedo recomenda uma massagem turbinada, que utiliza diversos tipos de ativos para estimular a circulação venosa e linfática e reduzir a gordura, atuando na quebra das moléculas. Ativos termogênicos geram calor e induzem o mecanismo de queima de gordura, enquanto os lipolíticos, como a cafeína, a L-carnitina e a creatinina estimulam as células a queimarem gordura. Há, também, substâncias estimuladoras da circulação sanguínea e outras facilitadoras da permeação  cutânea. Alguns exemplos são oligoelementos. Raffermine, Dmae e extrato de Green tea.

Outro agente eficaz é scoparine que atua na atividade celular, inibindo a multiplicação de adipócitos, células responsáveis pelo armazenamento de gordura. Ele também estimula a síntese de fibras de colágeno, melhorando a firmeza da pele.

Outro diferencial da massagem turbinada são os movimentos circulares e precisos que ativam as células adiposas. O tratamento é mais eficaz se for usado com um ativo especifico em cada região do corpo. “Coxas e bumbum respondem melhor a cafeína, costas e panturrilha beneficiam-se da castanha-da-índia ; o DMAE é indicado para o bumbum e braços; e o Green Tea para glúteo e abdome” ensina Vanessa Azevedo.

Três vezes por semana, por 5 a 10 minutos, ela recomenda repetir a técnica em casa para ajudar a drenar o líquido acumulado e manter o resultado obtido em cabine.

 

ALIMENTAÇÃO INFLUI NOS RESULTADOS

Para agilizar os efeitos da massagem é fundamental ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

A nutricionista Bruna Vasconcelos recomenda aumentar  a ingestão de fibra, frutas, verduras e legumes e beber, pelo menos, dois litros de água diariamente. A água melhora o funcionamento do intestino e diminui a barriga, principalmente quando se consome grande quantidade de fibras. Uma hidratação deficiente pode causar prisão de ventre, deixando o abdome distendido.

O refrigerante diet também é contra indicado, porque contém sódio, que favorece a retenção de líquidos. “Adoçantes com sorbitol aumentam a fermentação e a produção de gases , causando estufamento”, explica.

Deve-se dar preferência às carnes brancas, como frango e peixe, principalmente atum e salmão, e aos carboidratos integrais.

Especiarias, como o gengibre e a canela, e temperos, como a pimenta e a hortelã, aceleram o metabolismo e aumentam a queima calórica, reduzindo o deposito de gordura subcutânea.

Com um programa abrangente, que inclui mudança de hábitos e tratamentos em cabine, é possível melhorar o aspecto da pele, deixando- a mais uniforme. Mas é importante manter esses cuidados.

 

 

REVISTA LES NOUVELLES ESTHÉTIQUES

EDIÇÃO N°:121

ANO XXI

<< Voltar

Agende sua Avaliação Grátis

Preencha corretamente
seus dados

Uma confirmação será
enviada para seu e-mail

Entraremos em contato
para confirmação