Mitos e Verdades sobre Nutrição e Emagrecimento

1 – Ficar sem comer emagrece?

Não! Para que o processo de emagrecimento ocorra é importante em primeiro lugar nutrir o organismo, quando deixamos de ofertar os nutrientes adequados o metabolismo economiza energia para que haja uma proteção orgânica mantendo seu funcionamento.

 

2 – Então porque inicialmente quando se deixa de comer há uma perda de peso?

Inicialmente há uma perda de peso e líquido em resposta a supressão do alimento, porém o organismo em resposta ao “dano” passa a ingestão, a fazer uma reserva maior absorvendo mais do alimento consumido como uma forma de “rebote orgânico” evitando assim passar novamente ao estresse da supressão.

 

3 – Fazer pequenas refeições ao dia emagrece?

Sim, emagrece. Porque quando se alimenta varias vezes mantêm-se o platô glicêmico sendo assim o organismo entende como sendo nutrido e mesmo a dieta sendo de baixa caloria o organismo acaba liberando a energia das células adiposas para complementar o gasto energético.

 

4 – Dietas radicais emagrecem?

Sim, porém toda dieta radical não é mantida por longos períodos pelo fato do organismo solicitar um gasto mínimo basal (mínimo que organismo necessita de energia para a função de órgãos e sistemas), portanto este perfil de dietas radicais não são aconselhadas por questões de danos severos a saúde.

 

5 – Porque não devemos comer alimentos com excesso de sal?

O Sódio é um mineral essencial para o funcionamento do metabolismo, mas é um mineral que será reabsorvido nos rins (nefrons) e junto a este há aumento de água e subsequente da volemia e pressão arterial gerando o desencadeamento de várias doenças cardiovasculares.

 

6 – Água Emagrece?

Um organismo bem hidratado tem um favorecimento em termos de metabolismo orgânico no qual a água participa e facilita tais processos. A água tem um papel regulador no nosso organismo, além de ajuda na eliminação das toxinas, portanto dentro deste contexto a água é um importante alimento no processo de emagrecimento.

 

Para que tenhamos sucesso no tratamento de emagrecimento, é importante deixar de lado a mania de fazer dietas que prometem milagres e encarar a realidade.

Em primeiro lugar, precisamos assumir nosso corpo e entender que cada indivíduo tem o seu biótipo que deve ser respeitado!

Um tratamento para ser efetivo e duradouro não pode excluir alimentos que são fundamentais para o bom funcionamento metabólico. Nosso organismo precisa de todos os nutrientes por isso, devemos inseri-los no cardápio diário para que não haja nenhuma deficiência e então ele entenderá que esta sendo nutrido e liberará a gordura excessiva para queima. É assim que ocorre o emagrecimento!

Lembre-se, não existe nenhum alimento proibido, o segredo é saber quantificar e qualificar o que vamos colocar em nosso prato.

É importante pensar que o alimento precisa exercer funções no organismo e que além de saboroso ele deve ser nutritivo.

Associado à mudança alimentar é importante adquirir o hábito de se movimentar, para isso, escolha algo que lhe traga prazer, pois a atividade física deve ser para a vida assim como a mudança de hábito alimentar.

Toda mudança requer coragem, vontade, persistência e acreditar que somos capazes.

É fundamental que tenhamos o controle da ingestão diária pois o alimento só vai para a boca se levarmos, por isso você é o único responsável pela sua alimentação que, quando inadequada certamente trará prejuízos ao organismo, isso pode levar alguns anos e até décadas mas, quando aparecem as vezes são irreversíveis.

 

Tanto a deficiência de nutrientes quanto o excesso são prejudiciais, por isso, cuide-se!

<< Voltar

Agende sua Avaliação Grátis

Preencha corretamente
seus dados

Uma confirmação será
enviada para seu e-mail

Entraremos em contato
para confirmação