Mãos – Espelhos do Tempo

Assim como a região do pescoço e palpebras as mãos denunciam o processo de envelhecimento, a ausência de cuidados adequados sobretudo de fotoproteção e hidratação, acumulam manchas, além de tornarem-se mais magras, devido à perda de gordura.

Não se desespere, esses sinais podem ser evitados e atenuados com tratamentos específicos.

Cuidar das mãos vai muito além de frequentar a manicure semanalmente. Geralmente só nos lembramos de dar a elas maior atenção quando já evidenciam os sinais do tempo.

O envelhecimento das mãos, assim como o de todo o corpo ocorre de duas maneiras, a natural da idade intrínseca que está relacionada a fatores genéticos e a produção de radicais livres; a segunda extrínseca que esta relacionada a fatores externos como a exposição aos raios solares, o contato frequente com agentes químicos, inclusive o de uso domestico e a falta de cuidados com a hidratação ao longo da vida são fatores que contribuem de forma significativa no processo de envelhecimento cutâneo.

Por terem uma pele mais fina e, em consequência, menos quantidade de fibras e colágeno, o passar do tempo aparece de forma mais expressiva nessa região.

O ideal é que os cuidados com o dorso das mãos comecem o mais cedo possível, incluindo principalmente o uso do mesmo protetor solar utilizado na face e colo, o mais adequado seria também higienizar as mãos com sabonetes de Ph Neutro para não ressecá-las, para a hidratação aplicar diariamente cremes contendo retinol , vitamina C e Dmae.

É importante também evitar, ou pelo menos moderar, as agressões do cotidiano, como a utilização de detergentes, e lembrar-se de reaplicar o protetor solar com mais frequência, uma vez que lavamos as mãos diversas vezes ao dia.

Existem vários tratamentos para melhorar o aspecto enrugado causado pelo envelhecimento, destacando-se principalmente a RADIOFREQUÊNCIA que estimula a produção do colágeno, proporcionando um belo rejuvenescimento.

No caso das manchas marrons, ou melanoses solares, LASER OU LUZ INTENSA PULSADA também são importantes aliados. No entanto, as manchas brancas (leucodermia gutata), causadas pela destruição do melanócito, que provoca manchas brancas ou completa despigmentação, são de difícil ou impossível reversão.

Para potencializar o tratamento das mãos é necessário remover as células mortas da superfície cutânea a fim de facilitar a penetração dos ativos, é necessário utilização de esfoliantes químicos ( ácidos) ou peelings de cristal ou diamante.

 

Por Aline Cristofoletti

<< Voltar

Agende sua Avaliação Grátis

Preencha corretamente
seus dados

Uma confirmação será
enviada para seu e-mail

Entraremos em contato
para confirmação